E como é uma data bastante comemorada aki no blog, obviamente, eu, como toda data a agente comemora aki, eu fiz um button ^-^ (quase não deu tempo =X) .
Eu o fiz bem simples, do mesmo tamanho do button de natal, que a partir de hoje, sim, de agora Ù.Ú, vai sei o tamanho que vou usar nos buttons comemorativos. ele ficou bem simples, mais espero que gostem!
Antes, quero mudar a idéia que a maioria de nós temos, de que o halloween, é uma festa um tanto ''satanica''
e p ara vcs terem certeza, vou por o significado de alguns símbolos e cores do Halloween:
Simbolos
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso
Cores:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.
Bem, agora vou postar algumas lendas:
Lendas
Jack O'Lantern
Resumo:
Resumo:
Existem diferentes lendas sobre a abóbora de halloween. A mais famosa e conhecida é a de que um homem chamado Jack conseguiu, no dia de sua morte, enganar o diabo. Quando ele finalmente morreu não foi para o céu pois era um homem muito mau, mas não pode ir para o inferno porque havia enganado o diabo. Então por piedade o diabo lhe ofereceu uma lanterna e desde então Jack a carrega.
Lenda: A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.
Bruxas
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.
Obs da Izayoki.: oxeee tadinhus dos gatos, e alem do mais, eu tenhu a prove de que eles dão sorte, minha mae encontrou um na rua, na sexta-feira 13, (ela tava de carro e o bixo apareceu de repente), e axo q no dia seguinte, ELAS GANHOU O ACUMULADO NO BINGO! \o/ e agora? vai dizer q dão azar? rsrsrs
Halloween pelo mundo
A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.
Espanha
Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.O Halloween e a Bruxaria
O Halloween não se popularizou por ser uma festa do Paganismo, enfim de Bruxaria, mas por ser um costume norte-americano.
A maioria das pessoas não sabe o que significa, e alguns bruxos criticam a comemoração do Halloween, pois lembra muito o terrível tempo da Inquisição. Outros bruxos comemoram a festa e alguns vestidos à caráter. Um coven (grupo de pessoas que se juntam para praticar rituais e estudar Wicca) decidiu pela comemoração da festa. Ou seja, há bruxos que são a favor da comemoração do Halloween e outros não. Entra neste contexto a diferença de estações entre o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul, já que a Bruxaria é toda centrada nos ciclos da natureza e fases lunares. Enquanto os bruxos do Hemisfério Norte comemoram festas em Outubro, os do Hemisfério Sul só comemoraram estas mesmas festas em Março. Os mais importantes rituais da bruxaria são os que comemoram as mudanças de estação. Vale lembrar que existem bruxos que adaptam o calendário do Hemisfério Norte para o Sul, e aqueles que não o fazem, preferindo o calendário tradicional.
Tudo isto não prejudica a Bruxaria?
Não, porque a Wicca (abreviação de "Witchcraft" – bruxaria em Inglês, sendo chamada também de Religião Antiga, Bruxaria Moderna ou Grande Arte. É um dos ramos da Bruxaria) não possui dogmas, é uma religião livre, não possui uma Instituição Religiosa. Todas as pessoas podem praticar a Wicca, desde de que tenham perseverança. Os Wiccanianos são pessoas absolutamente comuns, sem aquela coisa de que bruxos possuem poderes paranormais. Os poderes ocultos estão latentes em todas as pessoas. A minoria deles trabalha como ocultistas, tarólogos, etc. Tem um ditado que diz assim : "nem todo bruxo faz feitiços, mas todos os que fazem feitiços são bruxos".
Ainda existem vários preconceitos contra a Bruxaria e seus adeptos e que tendem a mudar lentamente. Os bruxos apresentam um amor incondicional à natureza e vários deles estão ligados a organizações e trabalhos ecológicos. Entendemos que nossos antepassados foram muito perseguidos e por isso mesmo não perseguimos nem diferenciamos pessoas de outras religiões. Cada ser humano escolhe o seu caminho, que pode ser através de uma religião, mas o objetivo final é o mesmo: encontrar Deus. Não é porque nossos deuses têm nomes diferentes que não somos como os outros, respeitamos e queremos ser respeitados!
Obs da Izayoki.: nossa, O.O gostei bastente desse artigo, vcs não? serio legal conhecer gente assim \o/
Origens do Halloween
É um dos mais antigos feriados. Este feriado como conhecemos hoje teve muitas influências de diversas culturas através dos séculos.
O Halloween é originário do Norte da Europa e foi levado para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses.
Na véspera do Ano Novo deles, ou seja no dia 31 de Outubro, eles acreditavam que o deus da morte e da escuridão chamava todas as pessoas mortas. A morte tomaria diversas formas, como o aspecto de um animal. Os mais cruéis tomavam a forma de um gato. Os Celtas e Druidas também se encontravam em rituais para agradecer a "estação do sol" nesta data. Eles dançavam então ao redor de fogueiras e poderiam até oferecer sacrifícios de animais.
Depois de muitos anos, os Romanos troxeram o festival cristão que é chamado de "Dia de Todos os Santos" no dia 1o de novembro e logo após "Dia dos Mortos ou Finados" no dia 2 de novembro. Mas o povo do Norte Europeu não esqueceu de seus festivais e continuou a celebrar o 1o de Novembro, apesar de muitos costumes terem se misturado. O 31 de outubro foi conhecido como All Hallow Eve ( véspera de Todos os Santos) , normamente All Hallow's eve, até chegar a Hallowe'en e então finalmente Halloween. O Halloween é celebrado hoje misturando-se todas essas influências.
Significado do Halloween
Um cenário de filme de terror é a visão que as pessoas leigas têm do Halloween ou Samhain, como os celtas chamavam o mês de novembro, quando se comemorava o Ano Novo. Esta celebração também diz respeito ao deus Samhan, o guardião dos mortos, que deviam esperar até esse para serem encaminhados à Terra do Verão, o mundo do além.
É o dia mais sagrado do calendário celta e também marca a passagem do ano. É considerado um dia fora do tempo, pois não pertence nem ao ano velho, nem ao novo – é como se o tempo parasse e os véus entre as dimensões se abrissem, portanto é considerado um dia mágico. Neste dia, os verdadeiros bruxos exercem um papel de psicopompo
( condutor das almas, associado a Hermes) para reverenciar e se comunicar com ancestrais, e também usufruir a proximidade e sabedoria destes, mas sem que haja incorporação, pois o contato é espontâneo.
( condutor das almas, associado a Hermes) para reverenciar e se comunicar com ancestrais, e também usufruir a proximidade e sabedoria destes, mas sem que haja incorporação, pois o contato é espontâneo.
Nos rituais da Bruxaria, neste dia são oferecidos alimentos ( bolos de almas ) que estão na tradição por dois motivos: um é o de compartilhar, e o outro permitir que eles retirem a energia vital, a substância etérea do alimento.
Como os portais entre os dois mundos estão abertos, é o momento propício para a realização de feitiços, pedidos, previsões, limpeza, etc.
Bem meus amores, acho que ja postei bastente conteúdo por hoje, não? bom halloween!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Kitsune agradece por você deixar uma lembrancinha da sua presença aqui \(•w•\)
Kaomojis↓
☆ミ(o*・ω・)ノ (^. _. ^) ノ (。・д・)ノ゙ (-_-)ゞ゛ (‘◇’)? (´;ω;`) ( ≧Д≦)
(╥﹏╥)o (*゚ー゚)ゞ \(///Σ///)\ (//・_・//) (⊙﹏⊙✿) (*・∀・)/\(・∀・*)
_(:3 」∠ )_ ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ (^・ω・^ ) ╮(─▽─)╭ ¯\_(ツ)_/¯