sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Milagre de Shiro

| |
Olá amores ~ como disse a um tempo atrás, estou revivendo  as posts relacionadas á cultura japonesa. Hoje temos a história "O Milagre de Shiro". Agradecimentos ao Jujuba, do blof Fantasy Chain.

 O Milagre de Shiro

Há muitos e muitos anos, em um pequeno vilarejo do japão, vivia um casal de velhinhos muito bondosos.
Um dia, o marido foi à montanha buscar lenha e, sentindo-se cansado sentou-se sob uma árvore para comer seu lanche. Enquanto comia, aproximou-se um cão branco, magro, de aspecto terrível.
-Pobre cão- disse amigavelmente o homem -, deve estar morrendo de fome! Tome, coma isso, você deve estar morrendo de fome!Sei que é pouco, mas é tudo o que eu tenho.
E assim deu-lhe o que restava de seu lanche. Depois pegou o feixe de lenha e voltou para casa, acompanhado de seu novo amigo.

Sua mulher, ao ver o animal, Recolheu-o carinhosamente preparou-lhe um apetitoso prato de sopa. O bicho tinha o pelo todo branco e por isso os velhinhos deram-lhe o nome de Shiro (em japonês, shiro significa "Branco"). Eles não tinham filhos e Shiro passou a ser tratado como um filho. O cãozinho engordou e ficou cada dia mais bonito! Ele gostava tanto de seus donos que nunca saía de perto deles.
Certo dia, o bom velhinho estava trabalhando no campo com sua enxada, e o cão, a seu lado, divertia-se pulando e correndo de cá para lá. De repente parou, endireitou as orelhas e começou a latir fortemente.
-Shiro, o que você tem? Viu algo de estranho? - disse o velho muito preocupado.
Qual não foi sua surpresa ao ver que Shiro, raspando o terreno com suas patinhas, dizia de modo quase inteligível:
-Cave aqui, au au, cave aqui, au au.
O velho cavava e o cão puxava a terra . . . Até que veio à luz uma panela cheia de moedas de ouro que tintilavam alegremente.
Uma cerca de estacas dividia as terras do casal de velhinhos e as de seu vizinho, um velho avaro e egoísta. Este ao ver o milagre do cão ficou vermelho de raiva, foi até a casa do velho e disse:
-Bom dia vizinhos. Eu e minha velha estamos sempre sozinhos. Gostaríamos que vocês nos emprestassem Shiro para nos fazer companhia.
-Pobrezinhos! Claro podem pegá-lo. - Consentiram os bons velhinhos.
Shiro seguiu os vizinhos de má vontade, e para libertar-se dos maus tratos do velho, pôs se a cavucar o terreno.
- Oh! Aqui está o tesouro- Exclamou o avaro. Amarrou o cão em uma planta e começou a cavar com todas as suas forças.
Cavou, cavou, até que descobriu cacos de telha, ossos, enfim tudo, tudo de mais sujo e feio que se possa imaginar.
O velho ficou indignado e começou a bater no pobre cão, que pôs se a latir como um louco.
O velhinho bom, ouvindo seu amigo que lamentava tanto, tratou de socorrê-lo imediatamente. Shiro, ao ver seu dono aproximou-se mancando.
O bom homem agarrou o velho maldoso pelo braço, impedindo-o de continuar a bater no pobre cão e disse:
-Peço-lhe perdão por todo o mal que meu cão possa ter feito. Por favor, perdoe-o. - E pegando delicadamente seu amigo nos braços levou-o para casa.

Mas, infelizmente , todos os cuidados dos dois velhinhos foram inúteis. Shiro morreu durante a noite.
No dia seguinte, os dois velhos desolados, sepultaram-no chorando, e sobre sua sepultura plantaram uma semente de pinheiro.
E Desde então passaram a ir todos os dias até o túmulo do amigo, e o pequeno pinheiro era regado com suas lágrimas. A planta foi crescendo a olhos vistos e em pouco tempo ficou tão grande que nem os braços de três homens esticados conseguiam envolver seu tronco.
O velho, admirado com toda aquela maravilha disse à mulher:
-Minha querida, este pinheiro é um milagre do nosso pobre Shiro. Tenho certeza que dentro dele está a sua alma.
-Eu também - disse a velhinha.
-Você se lembra do doce de arroz que ele gostava tanto? Então, por que você não faz um enorme pilão do tronco do pinheiro para eu preparar a farinha de arroz? Depois faço uma grande quantidade de doce e levo para a sepultura de Shiro.
-Ótima ideia! - Aprovou o marido, e sem mais cortou o tronco da árvore e pôs-se a fazer o pilão. Depois de pronto, começaram a jogar dentro o arroz e a socar.Mas com enorme surpresa perceberam que a cada golpe o arroz aumentava. Aumentou tanto que a uma certa altura começou a transbordar, e cada grão de arroz que caia se transformava em moedas de ouro. O vizinho avaro, ao saber desse novo milagre, foi correndo até a casa dos velhinhos.
Gostaria de fazer um doce de arroz e leva-lo à sepultura de shiro - disse.- Mas acontece que não tenho pilão para preparar a farinha. Por favor, emprestem-me o de vocês.
-Com todo prazer - pode levá-lo - responderam os velhinhos.
O avaro voltou para casa, todo contente, arrastando o pilão pelo caminho. Chegando lá começou a socar o arroz. Sua mulher veio ajudá-lo, mas quanto mais socavam, mais o arroz minguava, e cada grão de arroz que caía no chão se transformava em uma minhoca. Ele ficou com tanta raiva que pegou um grande machado, reduziu o pilão a pedaços e jogou-o na lareira.
No dia seguinte, o velhinho bom veio à sua casa gentilmente e lhe disse:
- Perdoe-me por incomodá-lo mas gostaria que devolvesse o meu pilão.
-O seu pilão rachou e eu o queimei. - respondeu o avaro.- Se o senhor faz tanta questão, pode pegar as cinzas, não tenho nada mais a lhe dar.
O velho recolheu tristemente as cinzas de seu pilão e colocou-as em um cesto. Depois retornou à sua casa cabisbaixo. Mas de repente um golpe de vento de inverno fez voar um pouco de cinza e esta foi pousar sobre um galho desfolhado. Imediatamente o galho encheu-se de flores como se a primavera tivesse voltado.
Então o velho correu até o vilarejo e começou a gritar com todas as suas forças:
-Faço florir galhos secos!Faço florir galhos secos! Um príncipe, montado em um lindo cavalo e acompanhado de seus cortesões, veio ao seu encontro:
-Faça Florir esta cerejeira.
O velho subiu na árvore e espalhou a cinza pelos seus galhos, e repentinamente nasceram flores maravilhosas.
-Magnífico! Seu poder mágico faz florir as plantas em pleno inverno! - disse o príncipe - e deu-lhe de presente um saco de moedas de ouro.
Ao saber do novo milagre, o velho maldoso ficou cheio de inveja. Pegou um cesto, colocou nele as poucas cinzas que ficaram na lareira e disse à mulher:
-Vamos alegre-se, alegre-se! Não quero perguntas, vou sair e quando voltar você sera a mulher mais rica do vilarejo.
E assim foi até os limites da cidadezinha subiu numa árvore e ficou paciente esperando o príncipe voltar do seu passeio.
Quando ouviu um tropel de cavalos que se aproximava, gritou a todo fôlego:
-Faço florir galhos secos!
Ao ouvir os gritos, o príncipe parou e olhou para o velho atenciosamente.
-Olhem! disse a seus cortesões. - Não é o mesmo velho de antes?.- O senhor também tem este poder? Está bem, faça uma demonstração para que eu lhe dê crédito. Vamos faça florir esta planta! O velho invejoso, pronunciando algumas palavras espalhou as cinzas pelos galhos da planta. Mas nada de flores nenhuma! às cinzas voaram por toda parte e foram parar nos olhos nariz e boca do príncipe. Muito irritado ordenou a seus soldados que tirassem aquele velho insolente da árvore.
Assim que se se viu no chão o velho ajoelhou-se e lhe disse, chorando:
-Shiro está me punindo pela minha maldade. Mas de agora em diante minha cobiça terá fim, serei um homem mudado. Senhor , deixe-me ir embora e expiar minhas culpas. Piedade!Piedade!
O príncipe ficou comovido com suas lágrimas, e, depois de compreendê-lo, duramente deixou-o seguir seu caminho sem ao menos tocar-lhe um fio de cabelo. E assim acaba a história dos milagres de Shiro. Não é preciso dizer que a casa dos velhinhos bondosos continuou a prosperar, e que o velho avaro cansou-se de suas más ações. Ele tornou-se tão bom quanto seus vizinhos, que lhe perdoaram todo o mal que lhes fizera.

2 comentários:

  1. Gente que história engraçada '---' é linda, mas daria um ótimo desenho KKKKKK
    Bom, é uma bela lição de vida, mas o número de vezes que o avarento comete os mesmos erros é incrível KKKKK parece animação da Disney '----' mas é uma ótima história ^-^
    ~Nippan~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu pensei a mesma coisa uashaush. Se virar animação da Disney a cada acontecimento terá uma musiquinha tema, eles adoram fazer isso auhsuahsuhas

      Kissus ~

      Excluir

O Kitsune agradece por você deixar uma lembrancinha da sua presença aqui \(•w•\)

Kaomojis↓
☆ミ(o*・ω・)ノ (^. _. ^) ノ (。・д・)ノ゙ (-_-)ゞ゛ (‘◇’)? (´;ω;`) ( ≧Д≦)
(╥﹏╥)o (*゚ー゚)ゞ \(///Σ///)\ (//・_・//) (⊙﹏⊙✿) (*・∀・)/\(・∀・*)
_(:3 」∠ )_ ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ (^・ω・^ ) ╮(─▽─)╭ ¯\_(ツ)_/¯

Parceiros

Em Espera:

Free Fox wag MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com