terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

#7 Aula de Japonês - Hora

| |
Oi meus amores, estou voltando aqui pra falar de hora, infelizmente ainda não tenho prévia da próxima aula, então não me matem nem me joguem pedra, leiam a post, sim?



です
Que horas são?
Aproveitando a aula de números, agora fica mais fácil aprender as horas em japonês. A estrutura básica é: número hora +  + número minutos + 
Parece bem simples, não? Só acrescentar o sufixo “ji” para horas e “fun” para minutos… Mas o japonês que inventou isso deve ter pensado: “pra que facilitar se eu posso dificultar?“. Observe as tabelas abaixo para ver alguns casos em que a leitura dos números fica um pouco diferente:

Horas

1ichi ji
2ni ji
3san ji
4yo ji – atenção! é “yo ji” e não “yon ji”!
5go ji
6roku ji
7shiti ji (não nana ji)
8hachi ji (se lê “hati di”)
9ku ji (não kyuu ji)
10juu ji
11juu ichi ji
12juu ni ji
Para as horas não tem muitos problemas. Só o 4 usa uma leitura um pouco diferente do normal. Mas, como dizia um professor meu: de hora em hora a coisa piora. Vamos para os minutos:

Minutos

1ippun
2ni fun
3san pun
4yon fun ou yon pun
5go fun
6roppun
7shichi fun ou nana fun
8hachi fun ou happun
9kyuu fun
10jippun ou juppun
Aí está uma coisa chata. Em alguns casos 分 se lê “fun” e em outros “pun”. Não vou listar todos os números até o 59, basta ver o último número para saber como é.
Eu nunca lembro quando é fun ou pun (talvez depois de ter escrito esta mini-aula eu lembre melhor).
Para terminar, alguns exemplos:
8:42 = 八時 四十二分
2:15 = 二時 十五分
4:00 = 四時
3:30 = 三時 三十分 (também pode ser 三時 – “3 e meia”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Kitsune agradece por você deixar uma lembrancinha da sua presença aqui \(•w•\)

Kaomojis↓
☆ミ(o*・ω・)ノ (^. _. ^) ノ (。・д・)ノ゙ (-_-)ゞ゛ (‘◇’)? (´;ω;`) ( ≧Д≦)
(╥﹏╥)o (*゚ー゚)ゞ \(///Σ///)\ (//・_・//) (⊙﹏⊙✿) (*・∀・)/\(・∀・*)
_(:3 」∠ )_ ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ (^・ω・^ ) ╮(─▽─)╭ ¯\_(ツ)_/¯

Parceiros

Em Espera:

Free Fox wag MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com