domingo, 12 de junho de 2016

Algumas curiosidades sobre animes!

| |
Há quanto tempo será que não uso um gif do Inga? ♥

 E aí, gente? Como estão? Aproveitando o frio? Sinceramente, estou amando todo esse tempo, de verdade. Se pudesse, moraria no Canadá ou em algum lugar bem frio.. Bem, mas não vim aqui pra falar de frio, vim aqui compartilhar algumas coisas bem interessantes que apendi no curso e que seria bem legal compartilhar com vocês aqui; Então, não teremos análise da temporada hoje, porque teremos uma post bem especial que pode ficar pequena, corrida, ou enorme. Então esqueçam análise da temporada essa semana, crianças \(:v)/

Por que os olhos grandes em animes?

Anime: No Game, No Life!
 Bem, vamos começar com o mais mamilo polêmico:
Anda correndo a seguinte lenda, e tenho certeza que você já a ouviu: "Personagens de animes têm olhos grandes para imitar os olhos dos ocidentais imigrantes"

 Só que não é bem assim. Existe um termo chamado animação limitada. Que é uma técnica que funciona, basicamente, como macetes para diminuir o trabalho do animador e fazer com que seja produzida com mais agilidade. Vale lembrar que antigamente os personagens eram redesenhados completamente a cada frame, isto é, a cada quadro de cena. Haja saco, haja mão, haja tendão, haja tudo.
 O japão começou realmente a investir em mangás e animes no final da segunda guerra mundial e, ao contrário da animação norte-americana, que começou fazendo o estilo de animação total e depois foi aderindo à animação limitada, o japão já começou com esse sistema. Até porque, convenhamos, eles não estavam nas melhores condições depois da segunda guerra mundial.

 Em suma, gente, o motivo dos olhos grandes é, precisamente, expressar emoções com praticidade. Porque adicionar alguns brilhos ou mudar a forma dos olhos é muito mais econômico e fácil do que desenhar toda uma expressão facial a cada cena. Então os olhos grandes auxiliavam nisso: É uma economia de animação.

Mechas, mechas mechas!!!

Anime: Neon Genesis Evangelion
 Acho que já notaram que a maioria das animações norte-americanas evitam até mesmo de usar carros em animações. Mas se eles evitam tanto, por que a japonesa recorre TANTO a esse tipo de modelo, a ponto de fazer até mesmo robôs gigantes?
Anime: Macross Delta
 Bem, gente, a resposta é simples: Haviam muitos estudantes de desenho industrial, arquitetura  Me corrijam se eu estiver errada. e etc quando isso começou. Isso dava uma facilidade bem grande para achar pessoas especializadas em desenhar figuras mecânicas ou geométricas. As pessoas que geralmente faziam animação desses mechas vinham de fora dos estúdios: Era trabalho desses estudantes, que entendiam de desenho geométrico em geral, animar os mechas.

 Curiosidade: Sabem aquela cena de mísseis clássica onde vários mísseis seguem a mesma trajetória e voam por várias partes da tela? Isso começou com Macross Delta e fez bastante sucesso. • Olhem o gif, gente. O gif.•

Quanto custa um anime?

Anime: Kamisama no Inai Nichiyoubi
Isso é uma curiosidade bem interessante que eu queria abordar aqui. Então, gente, vocês já devem ter ciência que o japão produz, ao contrário da maioria dos outros países, mais animações em 2D do que filmes com atores. Mas por que isso?
Animação no japão é algo muito, muito, muito barato comparado às outras. Um anime de 12 episódios custa, em média, 1,5 milhões de dólares.
"Porra, Izayoki. Isso é coisa pra cacete!"
 É? Então vamos comparar: Lembra de Frozen? A animação da Disney de 2013? Custou 150 milhões de dólares. Isso porque é 3D. Já que Disney tem evitado animações 2D porque "São caras demais".
E, adivinhem, alguém tem que sair perdendo nessa história de baratinho, né? E adivinhem só quem é...
"O Dublador?"
 A resposta é: O animador. Isso aí, gente. O animador é quem menos ganha e, a nível de curiosidade, o cargo mais bem pago é o de Seiyuu, ou seja, o dublador.

• ♦ • ♦ • ♦ •

 Finalmente terminada! Haha! O que acharam? Já sabiam? Era o que vocês esperavam? Eu comecei a post pretendendo falar de bem mais coisa, mas eu não quis lotar vocês e pra ser sincera me deu branco. Espero que tenham gostado ♥ E o que estão achando das traduções? E do menu de imagens dali?
And.. É isso. Um beijo e um queijo ♥

8 comentários:

  1. Hey Iza (posso te chamar assim? ♡ )
    E que curso está fazendo? Por acaso é de desenho ou animação? Perdão pela curiosidade
    Nossa eu realmente não sabia de nada do que você falou, e ainda acreditava no boato de os olhos grandes servirem para imitar os ocidentais haushuas que besteira. Pelo visto parte das características dos animes se devem a necessidade de economizar e facilitar a animação. Principalmente a parte dos mechas, faz muito sentido agora que penso sobre o quão detalhado e profissional eram os desenhos.
    E não quero desmerecer o trabalho de um dublador mas a parte mais artística (animar, dirigir, escrever) parecem bem tão fundamentais quanto. Muito injusta essa folha de pagamento ai huahuahu
    ♚ ´ k n i g h t ` ♛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ♥ Seja bem-vinda!
      É um curso de animação, e é muito divertido! ♥
      Acho que o boato pode ter começado por conta de uma má interpretação. Porque muitas vezes tentava-se copiar os princípios de animação (Creio que principalmente da disney, porque ele haviam criado um padrão bem útil a se seguir) para se aprimorar, daí pode ter sido algum tipo de mal entendido. (Posso estar falando asneira, mas né. -qq)
      E, bem, sim, é mais reduzida. Afinal eles precisam cumprir o prazo, né? uahsuahs

      A respeito do trabalho lá, é bem mais lucrativo que o animador ganhe pouco. Porque com a quantidade de animes lançados a cada estação, o custo seria exorbitante. Mas isso também tem um lado muito ruim, já que isso, com o tempo, com certeza vai acabar brecando a procura por esse emprego no mercado. Aí, querida... Os animes correrão perigo. -q
      O Trabalho do dublador também ajuda um pouco, já que nessas gabiarras pra economizar animação, eles acabam compensando esse peso. (Eu devia ter falado disso na post, mas esqueci, então aí vai um spoiler caso eu faça uma continuação:)
      Quer um exemplo? As lutas. Já percebeu que geralmente mais da metade dela é só conversa entre os personagens? Isso é uma forma de economizar animação. Porque convenhamos: É muito mais fácil fazer uma boca se movendo do que um soco, chuto, mordida, poder, etc.

      Muito obrigada pelo seu comentário. Um beijo e um queijo ♥

      Excluir
  2. Hello! <3 Eu andei lendo vários posts mas nunca havia comentado por aqui (acho), mas agora resolvi tomar vergonha na cara.

    Eu não estou aproveitando muito esse frio não, visto que minha mão está congelando e minha rinite não para de atacar. -q Mas eu até gosto do frio, só que de preferência não fique abaixo dos 15º ahsuahsuhaushauhs

    Não sabia da origem dos olhos grandes em animes; já tinha ouvido falar dessa história que era para imitar os olhos ocidentais, mas nunca acreditei nisso. Agora, o motivo da animação limitada me parece muito mais verídico, até porque os olhos grandes ajudam, inclusive, a expressar as emoções com mais facilidade, já que o foco ficará nos olhos e não no resto da cena.

    Amei saber a origem dos mechas! Apesar de não curtir muito animes de mechas, isso é bem a cara dos japoneses mesmo. xD

    Eu sei bem como é difícil ser animador nessa vida. -q A questão é que em 3D é mais fácil animar, porque o computador trabalha em conjunto com quem está criando, então funciona assim: você coloca as poses principais (tipo, quando o personagem vai andar, faz uma pose dele com os dois pés no chão, outra com um pé levantado e outro no chão, e por aí vai) e o computador faz a animação que fica "entre" as duas poses. É claro que fica meio bosta e é preciso arrumar depois, mas ainda assim é mais fácil do que a 2D, em que precisa animar quadro a quadro e ainda precisa saber desenhar (sendo que em 3D a pessoa pode ser só uma animadora e não fazer mais nada). Mas, tanto 2D quanto 3D, o animador ganha pouco T-T A única vantagem do 2D é que não precisa de computadores super potentes xD Apesar de tudo isso, animações ainda são mais baratas que produzir filmes com atores, então né.

    Ah, seu menu é muito bonitinho! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro fantasminha que resolveu se mostrar ♥ U3U. Espero que esteja gostando do blog 'u'

      Ah, eu gosto sim. aliás, gosto bastante mesmo é de 18ºC a 15ºC pra baixo. uahsuahs

      Eu também achava bem estranho e, sinceramente, a maioria das pessoas que diziam isso com tanta certeza, geralmente tinham um tom meio.. Arrogante, não sei. (Não sei se você também teve esse tipo de experiência, mas pelo menos a meia dúzia que eu ouvi nessas condições, foi bem assim. ._. )

      Eu também não curto, mas eu estou considerando dar mais uma chance a eles depois dessas aulas, nem que seja pra olhar como é a animação deles. aushaush.

      Siim! Eu acabei vendo uma palestra da pixar há um tempo atrás que explicava mais ou menos isso.(Mas, sendo sincera, eu sou fascinada pela animação 2D; a 3D não me encanta tanto assim)
      Bem, sobre o orçamento, depende MUITO. No japão, realmente, é muito mais barato; Já nos EUA acredito que não seja tanto assim. Já que tem uns filmes muito baratos (com orçamento entre 100 e 200 mil) que rendem muito. O custo da animação, claro, depende de prazo, diretor e etc, e é importante lembrar também que o animador norte-americano é muito mais caro que o japonês (Assim como todo trabalhador norte-americano, eu acho. Infelizmente).

      Obrigada! E obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um beijo e um queijo ♥

      Excluir
  3. Oi, apareci das trevas por aqui. :p
    Quer frio? Vem prá cá. fez um grau negativo hoje de manhã.
    Algumas coisas eu já sabia, mas essa parte dos mechas é bem interessante, e eu não tinha parado pra pensar que só alguém que conheça mesmo pra desenhar tão detalhado.

    Continue essas postagens, quando der eu faço uma sobre a animação nos jogos.

    Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanaaaaa ♥ ♥ ♥

      Olha, se pudesse eu trocava! ushaush
      Pois é, né? Também achei que fez tipo, MUITO sentido quando o prof falou na aula. :0

      Continuarei ♥ O problema vai ser lembrar de tudo aushauhs.
      Yaaay ♥

      Beijinhos ♥ ♥ ♥

      Excluir
  4. Cheguei~
    ~le to me sentindo uma bosta por ter demorado 6 dias par aparecer aqui, aquele sentimento de eu devia ter comentado ahshahha~

    Eu amodoro frio, mas essa semana parece que ficou mais calor, quer dozer, menos frio, porque calor não tá não ;-; Não que eu seja fã de calor, mas tipo, levantar no frio é sofrência ._. Agora lets go para essas curiosidades~

    Eu nunca tinha escutado isso sobre imitar os olhos ocidentais ahsjahsa Sempre pensei que fosse para ser uma marca registrado das animações japonesas, mas é na verdade isso. De qualquer maneira, é incrível mesmo sendo dita como limitada. Não sou muita fã de mechas, mas é interessante o por que de terem tantos ahsaushha

    Mas muita lógica usarem os caras que fazem desenho industrial ( que eu saiba isso é caro, usar esses carinhas ) Uau, Frozen dá nem uma temporada e custa tudo isso, meo deos, então os animes são bem baratos de fazer mesmo~

    Meio paiaçada os dubladores ganharem mais, eles só são a voz, mas quem trabalhou pakas para fazer uma animação linda e incrível que é o que ganha menos. Uma grande paiaçada com os coitados, só acho que mereciam eles ganhar mais do que todos os outros~

    Espararei por uma parte dois mouna~O menu de imagens tá arrasador totalmente lacroso ( do verbo lacrar ) ahshahsha Bem, adios Yoki-chan~ ColdH ☆ミ ☆彡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Okaeri ♥
      Tudo bem, o importante é que você veio! u3u

      Eu sinceramente prefiro acordar no frio e passar o dia e a noite nele do que no calor. Acabo nunca dormindo direito e me sinto mal o dia inteiro com o tempo quente x.x

      Jura? Eu já ouvi tanto falar por aí que tive a impressão de que essas pessoas sussurraram para os quatro cantos do mundo. -q Sobre os mechas, eu também não gosto muito — Na verdade eles fazem parte dos motivos pelos quais eu dropo um anime da temporada antes de assistir. Quase nunca dando chance nem pros trailers. (Junto com Ecchi e Esportes) — Mas eu achei bem interessante a informação, e confesso que estou considerando assistir alguns depois algumas cenas que vi na aula — cof cof–shounenaidetected–cofcof — E, sobre serem caros... Bem, como eu disse, tinham muitos na época, e quando a oferta é grante, o preço acaba diminuindo \ :v /

      Pois é. Isso é geralmente porque o trabalhador norte-americano é bem mais caro.

      Pois é. Mas se ver pelo lado financeiro, apesar de nãos er justo, é bem mais lucrativo manter o dublador em alta e os animadores com baixos salários, já que são precisos mais animadores do que dubladores —Que já é um cargo bem concorrido, por sinal— e inverter esses valores fariam o preço do anime ser muito mais elevado. Claro que com o tempo a galera vai se revoltar, daí os animes vão sim ficar em apuros. -q

      Eu tbm espero me lembrar de mais coisa pra postar auhsuahsh
      Que bom que gostou ♥ ♥

      Obrigada pelo comentário, beijinhos ♥

      Excluir

O Kitsune agradece por você deixar uma lembrancinha da sua presença aqui \(•w•\)

Kaomojis↓
☆ミ(o*・ω・)ノ (^. _. ^) ノ (。・д・)ノ゙ (-_-)ゞ゛ (‘◇’)? (´;ω;`) ( ≧Д≦)
(╥﹏╥)o (*゚ー゚)ゞ \(///Σ///)\ (//・_・//) (⊙﹏⊙✿) (*・∀・)/\(・∀・*)
_(:3 」∠ )_ ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ (^・ω・^ ) ╮(─▽─)╭ ¯\_(ツ)_/¯

Parceiros

Em Espera:

Free Fox wag MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com