domingo, 31 de julho de 2016

TÔ BEM TRISTE, NÃO TÔ FELIZ — Hakuouki

| |
Essa é mais uma post de desabafo opinião do que de análise, não esperem muitos termos técnicos.
Primeiramente. Por que eu não postei nem passei nos outros blogs: Hakuouki roubou minha alma nos últimos dias, então eu estava meio que... Assistindo o anime, os filmes, as OVAs e o spin-off. "Eu também não vi os animes da semana". Enfim. Apesar do título, eu gostaria de dizer que Hakuouki é sim um dos melhores animes que eu já vi em vários pontos, e eu vou citá-los ao longo da post, então fiquem tranquilos que o spoiler só começa quando eu disser. u-u


Então, pra começar, Hakuouki é a adaptação de um Otome Game de mesmo nome. Quando você sabe disso, se tiver experiência no ramo desse tipo de adaptação, você provavelmente já sabe o que vai ser abordado: Fanservice, Harém; E, no final, a protagonista provavelmente não ficará com nenhum dos pretendentes. Confere?  Estão aí exemplos: Diabolik Lovers, Brothers Conflict, Kamigami no Asobi, Amnesia, etc..
  "Ah, Izayoki, qual o problema? Ecchis fazem a mesma coisa, só inverte o sexo."
Ok, tá, não tô julgando quem gosta nem dizendo que é ruim. (Por mais que eu ache sim a maioria desses clichês beem ruinzinhos, nos dois lados./run) Mas o que estou dizendo é que realmente Hakuouki supera esse tipo de coisa. Chega a não parecer ser baseado em um Otome Game.
–♠—♠—♠–

S I N O P S E

Primeiramente, do que se trata saporra?
Vamos lá. Hakuouki gira em torno da protagonista Yukimura Chizuru, a filha de um médico que, viajando a trabalho, escrevia-lhe cartas com satisfações todos os dias; entretanto, certa vez, essas cartas simplesmente cessam. Depois de seis meses sem notícias do pai, Chizuru vai a Kyoto em busca de notícias.
♦ • ♦ • ♦
[Uma transição legal com uma lutinha maneira.]
Ok, vamos organizar essa bagaça e explicar melhor por que Hakuouki é um anime muito foda e você tem que assistir:
Pros:
Contexto histórico. "Izayoki, quê?" Isso aí, galera. Hakuouki se passa num contexto que realmente existiu — não só existiu como é bem famoso até. Você pode ver vários personagens com o haori do Shinsengumi, Rurouni Kenshin é um deles. — Outra coisa: Não só o contexto em que eles estão, mas também os personagens; A grande maioria dos personagens de Hakuouki foi baseada em pessoas que realmente existiram, como Okita Souji e Hijikata Toshizou. Eles estão fortemente entrelaçados com esse período (por volta de 1867; transição de Edo → Meiji, se não me engano.), isto é, eles de fato participam do que está acontecendo no japão no momento. Mesmo as guerras e planos, se você pesquisar, realmente existiram. Sério, isso é foda pra caralho.
Mínimo Fanservice. Como disse antes,  o anime tem realmente muito pouco fanservice, tão pouco que chega a atrasar o desenvolvimento do romance. Mas creio que isso se deva mais por causa do contexto; Quero dizer, eles estão no meio de uma porra de uma guerra, parar tudo pra fazer cena melosa ficaria forçado demais, então isso é um ponto positivo sim. 
Arte Traços e arte muito bons a julgar principalmente pela data e, cara, olha essas mãos!!!
Personagens Convenhamos que em parte dos animes baseados em otome game, bem no fundo os rapazes têm a mesma personalidade — cof cof –diaboliklovers– cof cof cof —. Isso não acontece com Hakuouki, além do que, a trama não foca tanto no relacionamento da protagonista com os rapazes mas também dos rapazes entre si, sendo ele de amizade, respeito, admiração, etc.
Ação Uma das melhores qualidades, na minha opinião. Hakuouki é cheio de ação e lutas.
Censura. Mais um adendo ao tópico de cima: Hakuouki não economiza em sangue e mortes. Particularmente, eu AMO muito isso.
Essa foi provavelmente a única cena de "fanservice" do anime. E, na minha opinião, foi hilária demais. -q
Contras:
Início confuso. Não importa por onde você comece, você provavelmente, se não pesquisou antes, vai boiar completamente. Ajuda muito que você tenha o auxílio de um bom fansub para ajudar a entender os termos ou esteja disposto a pesquisar. A respeito da trama principal, também é bem confusa, embora vá se explicando durante o passar dos episódios, eu aconselho que, após entender, volte pelo menos ao primeiro episódio para observar certas coisas sobre os personagens. Pelo menos para mim valeu a pena fazer isso.
Pouco desenvolvimento do romance a princípio. Como disse antes, mesmo que eu não ache exatamente ruim, mas compreensível, o romance não é nem um pouco forçado — o que é bom.— mas a partir de um certo ponto, ele acaba acelerando um pouco acima da média, então ficou ligeiramente mal equilibrado. Embora, na minha opinião, não comprometa nada.
Brinca com seus sentimentos. É isso. Não posso dizer mais nada sem dar spoilers, então vocês vão entender mais a frente da post.
♣ ○ ♣ ○ ♣

S P O I L E R   A L E R T

Agora vem o desabafo. Se vocês pretendem assistir o anime (o que eu recomendo)
Por favor, não leiam a partir daqui.
• ❅ ○ ❅ • ❅ • ❅ ○ ❅ •

.... O que eu posso dizer? Hakuouki foi o primeiro anime em que eu realmente chorei enquanto falava dele para alguém. A ponto de eu precisar simplesmente parar de falar porque minha vista estava embaçando. O que começou com uma quase total indiferença para com os personagens no início, a ponto de eu não saber sequer diferenciá-los, transformou-se em um apego tão forte que me deixou realmente triste por ter que me separar deles. A ideia de tinham sonhos e, afetados pelos determinismo que os levou a um destino tão injusto, os perseguiram até o fim, lutando pelo que acreditavam e queriam proteger... Eles realmente fizeram o melhor. Esse anime mostrou que nem sempre o herói é recompensado pelos seus esforços; o mundo não é tão justo, infelizmente.
Eu não posso acreditar que meus olhos realmente encheram-se d'água enquanto escrevia isso, de verdade.
Eu gostaria de comentar do filme, OVAs e Spin-off. Mas não vai rolar, gente. Estou indo pro meu cantinho agora pra respirar fundo, beber uma água e tentar não chorar.

Sobre o Layout... Vai atrasar. culpem Hakuouki. ~/Sai correndo
Fiquem com essa música motivacional que estou ouvindo pra tentar levantar meu ânimo:
"Nós agora não acreditamos em finais cruéis" — UNBELIVERS, Yonezu Kenshi

8 comentários:

  1. Uma coisa que sempre me incomodou nessas adaptações é o fanservice mesmo. Mas bem... Sendo adaptação de um Otome game, não imagino que vá satisfazer minhas necessidades de qualquer forma.
    Isso é, geralmente. Pra ser sincero a sua review de Hakuouki me chamou a atenção.
    Infelizmente é tanta coisa pra assistir que não sei nem o que fazer da minha vida mais: O que era só uma listinha vai acabar virando um livro.
    Maaaas tem isso, boa review. Aliás, seu blog costuma ter ótimas e breves reviews e vejo nele sempre uma boa chance de me atualizar um pouco das novidades desse mundo.

    Wow, o comentário ficou grande, acho que eu preciso de mais amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, Bem-vindo! ♥
      Bem, comigo também; foi um dos motivos pelos quais excluí animes ecchi da minha vida. -q
      Olha, Baal, eu não sei quais são as suas necessidades, mas Hakuouki sequer parece que foi baseado em um otome game, de verdade. (Por favor, dê uma olhada *^* ) Fico feliz que tenha chamado atenção e espero que de um jeito bom. @w@

      Sei como é, quando acho que estou diminuindo minha lista, eu acabo largando tudo pra assistir outro anime, e fico nessa c':

      ( Oh stop it, you ) Muito obrigada, eu fico muito feliz que goste das reviews; e, claro, da sua presença aqui nos comentários pra poder me noticiar disso, né (/'u')/

      Não se preocupe com comentários grandes, amo respondê-los U-U ♥

      Um beijo e um queijo ♥

      Excluir
    2. Eu lembro que uma vez, alguns anos atrás (e espero que isso não me faça parecer velho, porque nem sou) eu tive uma namorada que curtia mais esse lado ecchi enquanto eu ainda tinha uma perspectiva de animes com as coisas que tirei da minha infância, aqueles shonens clássicos e tudo o mais.

      Namorar com ela serviu pra que eu me questionasse se não faziam mais animes com boa qualidade (narrativa, mind you) como se fazia no passado. Foi bom algum tempo depois descobrir que eu só tava vendo uma parte do que era feito de verdade.

      Excluir
    3. (Hohoho, quantos anos o Senhor Baal tem? huhu /run)

      Eu passei a não gostar de nada com abordagem ecchi já faz um tempo; é quase um sacrifício ver qualquer anime que puxe pra esse apelo. Bom, acho que é gosto meu, não vejo graça nenhuma e é como se repetissem sempre a mesma 'piada'.

      Bem, acho que é quase impossível fugir do fato de que os animes atualmente estão bem genéricos, o que deve explicar a quantidade absurda de remakes e "ressurreições" de títulos antigos. Não que seja de todo ruim aquela sensação de "Acho que já vi isso em algum lugar...", mas quando é sempre; bem, cansa, né? (Okay, nem tanto, se não eu não acompanharia toda santa estação. auhsuahsuh)

      Enfim.. Tem umas porcarias, uns plagios, às vezes um "pokémon shiny" em anime, e vamos levando. aushauhs

      Obrigada por comentar, um beijo e um queijo ♥

      Excluir
    4. Realmente. Mas eu particularmente acho que, das diferentes mídias que temos disponíveis hoje em dia, os mangás e animes são os que procuram trazer propostas mais diferentes com mais frequência. É claaaaro, nem sempre conseguem, mas tentam. Talvez por ser uma mídia mais barata e simples, né? É mais fácil investir em novidade quando você não tem os milhões/bilhões de Hollywood em jogo. hauahuhsauha.

      No mais, compartilho da sua opinião sobre o ecchi e... bem... suspeito que eu tenha mais ou menos a sua idade. xP

      Excluir
    5. Bem, de fato; Os animes em geral tentam trazer propostas diferentes (apesar de que a china têm entrado no mercado com tópicos bem interessantes, a qualidade da animação, no entanto, nem tanto ~claro, numa média dos que eu dei uma olhada, não foram muitos~). Em questão de ser barata, bem, sim, é bem mais barata do que deveria, mas a produção de um anime não fica só nos cento e poucos mil, uma série de 12 epis fica em média entre 1,5 e 2 milhões; Claro, nada comparado à fortuna que os norte-americanos gastam nos filmes, mas né uahsuahs

      Que bom :'D . Sobre a idade, hum... vou chutar 18~19. porque sim. @-@

      Um beijo e um queijo ♥

      Excluir
  2. Aaaah, um post sobre Hakuouki, tenho que comentar! Meu anime, ninguém sai! -q

    Ok, não é meu anime favorito da vida, mas gosto muito de Hakuouki! Eu também fiquei nessa hype toda quando assisti, esse anime tem algo que não sei, sério, ele prende muito a gente. Nos faz querer assistir até não poder mais!

    Eu concordo com você em todos os pontos. Nem parece um anime de otome game, quer dizer, seria maravilhoso se todos os animes baseados em otome games seguissem o estilo de Hakuouki, não?
    Por exemplo, o que eu mais amo no anime (depois do Saitou e do Okita) é o contexto histórico. Eu simplesmente amo essa parte da história japonesa e Hakuouki explora isso MUITO bem, quer dizer, você pode assistir o anime só pela história se quiser! Livros pra que? Tem Hakuouki!
    Outra coisa que gosto é que o romance não fica em primeiro plano, o que ficou bom nesse anime, porque todos os personagens tem seus momentos. E mesmo quando há romance, fica claro quem é o casal canon - e pronto! Sem embromations!
    A arte é maravilhosa, e nos filmes então? Socorro, socorro! <3

    Concordo que o início é um pouco confuso e às vezes nos perdemos nas datas históricas, tem que prestar bastante atenção. E sobre brincar com os feels, ME ABRAÇA E VAMO CHORÁ PORQUE ELE ACABA COM A GENTE. ;_;

    O que eu mais fiquei triste foi a morte do Okita. Não sei, foi uma morte muito sentimental, sabe? God, eu amava aquele homi. E o Saitou, apesar de ser meu personagem favorito, e apesar de morrer no anime, eu sei que o verdadeiro Hajime Saitou não morreu na vida real, então sei lá, eu me sinto melhor (?). Mas claro que não apenas as mortes, mas muitos outros momentos, já que é uma história narrada no meio da guerra, nos dá aquela tristeza.

    Enfim, Hakuouki é maravilhoso, Hakuouki é nota 10 e eu já quero assistir de novo! <3

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DJISUS, ALGUÉM QUE ASSISTIU. ME ABRACE E VAMOS CHORAR. (>;A;)>

      Siiim! Quando comecei, achei que não fosse nem terminar uma temporada, e quando em dei conta, já tinha visto quase tudo!

      Nossa, acho que se todos os animes baseados em otome game fossem assim, seria um dos meu gêneros favoritos (Não que eu não goste, mas a maioria, convenhamos, fica bem cagado.)

      Oh my, meus favoritos também são Okita e Saito (e o Kazama), me abraça c':
      SIIIIIIIIIM! E o pior é que, tipo, o anime é realmente bem fiel nos acontecimentos; isso é tão incrível!
      POIS É, NÉ? E o pior é que eu consigo ser aquela trouxa que shipa a protagonista de mangás shoujos com o amigo. É.

      OLHA. SOBRE O FILME, EU TENHO UMA RECLAMAÇÃO SOBRE A ANIMAÇÃO. -q Cagaram completamente a animação do Kazama; se você prestar atenção, chega a ficar hilário. -q (E por incrível que pareça, não gostei do final dos filmes. Porquê... Tipo, pareceu que só empurraram um final feliz pro povo não ficar triste, mas do jeito que ficou, deu a impressão que, tipo.. os outros morreram por nada. Eu fiquei bem insatisfeita. • meio que quebrou toda a ideologia que o final do anime passou •, sem contar que é bem mais confuso.)

      (>;A;)> VEM CÁ E ME ABRAÇA, CARA. EU NÃO TÔ SABENDO LIDAR.

      Nem me fale; a morte do Souji é a única que eu, só de começar a falar dela, já tenho os olhos embaçando. Souji em si é um personagem incrível pra mim, porque mesmo ele tentando passar a imagem da "pessoa monstro", no final ele tem o intuito de proteger quem é importante pra ele, e isso é muito lindo. Sem contar que assistir ele sofrendo quase duas temporadas é tão... (TT_TT)
      Bem, acho que um pouco do peso sai quando você sabe que eles ainda estão vivos, mas eu digo que o Saito no anime também foi ótimo, ele tinha um senso de lealdade inigualável.
      Sim, e o pior é que, tipo, como falei ali em cima, acho que mesmo o fato de não ter um final feliz é um ponto que, embora me doa muito dizer, é positivo; afinal, quantos animes nós vimos que houve realmente um final ruim para os protagonistas que não fossem só uma penalidade por uma cagada que eles fizeram? Hakuouki realmente dá um destino 'injusto' para eles, e isso é tão triste quanto magnífico pra uma história. (Ok, bem mais triste... )

      Eu quero recomendar Hakuouki pro mundo, mas metade dele eu já contei o final porque não consegui segurar a língua. ç_ç .

      Um beijo e um queijo, obrigada pela visita ♥

      Excluir

O Kitsune agradece por você deixar uma lembrancinha da sua presença aqui \(•w•\)

Kaomojis↓
☆ミ(o*・ω・)ノ (^. _. ^) ノ (。・д・)ノ゙ (-_-)ゞ゛ (‘◇’)? (´;ω;`) ( ≧Д≦)
(╥﹏╥)o (*゚ー゚)ゞ \(///Σ///)\ (//・_・//) (⊙﹏⊙✿) (*・∀・)/\(・∀・*)
_(:3 」∠ )_ ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ (^・ω・^ ) ╮(─▽─)╭ ¯\_(ツ)_/¯

Parceiros

Em Espera:

Free Fox wag MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com